Você Sabia?

Que o RAP tem origem da Jamaica?


O RAP, sigla para 'Rhythm and Poetry' (Ritmo & Poesia ) surgiu na década de 60 na Jamaica, quando os chamados 'Sound Systems' eram colocados nas ruas da periferia de Kingston para animar os bailes da comunidade. Os jovens usavam o som dos vinis como base para fazer uma espécie de discurso chamado de 'TOAST', o que hoje conhecemos como rimas. Surgiam então os primeiros MC’s (Mestres de Cerimônia), que abordavam em suas rimas temas ligados ao cotidiano periférico da época como violência, política, drogas, sexo e desigualdade social.

Sem falar, que os primeiros DJ (Disk Jokeys) do mundo surgiram na Jamaica, onde surgiram as primeiras experiências de efeitos em estúdios. O ritmo DUB foi considerado a primeira obra prima do mundo eletrônico, onde a as batidas são ‘montadas’, mixadas com efeitos. Tal ritmo e cultura de alteração sonora em estúdio deu origem a todos os DJ’s de musica que conhecemos atualmente.

Mais tarde, entre as décadas de 60 e 70, com a migração dos jamaicanos para os EUA, eles se instalaram nas periferias norte-americanas. Atribui-se ao DJ Kool Herc a responsabilidade de ter levado a cultura dos 'sounds systems' para Nova Iorque, mais precisamente para o bairro do Bronx. Ao seu lado estava Coke la Rock, considerado oficialmente o primeiro MC do rap como conhecemos hoje.

Daí em diante, o formato DJ + MC foi se espalhando pela periferia de Nova Iorque e, em seguida, para outros países. Hoje, o rap é um estilo com diversas vertentes e que atinge todas as classes da sociedade. Fiel às suas origens, mesmo mais de 50 anos depois o rap continua atestando a força da periferia pelo mundo!