É isso ae pessoal, tive a incrível oportunidade de passar o feriado da semana santa na Ilha de Algodoal em 2011 com essa magnifica banda, a NATICONGO, e particularmente adorei o trabalho deles!!!
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
A Naticongo já se apresentou em casas de show, espaços de reggae e festivais regionais importantes como o Tributo a Bob Marley, Açaí Biruta, Mormaço, Porto Solamar, African Bar, Espaço Cultural Coisa de Negro, Beats Bar, Bar do Índio e ainda Palco Alternativo (Castanhal –PA), Raízes do
Mangue, Rota do Lago e Bar da Pedra(Algodoal – PA).
Mangue, Rota do Lago e Bar da Pedra(Algodoal – PA).
Originaria de Belém do Pará, a Banda Naticongo é uma proposta inovadora de contestação e observação social com base na Reggae Music.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Vejam abaixo a entrevista:
DXR: Como e quando começaram a NATICONGO?
NATICONGO: Bom, primeiramente queiro agradecer a oportunidade de responder essa entrevista e poder mostrar um pouco de nossa historia, bom vamos lá a banda inicio em 2008 como todas a bandas normalmente iniciam, com a ideia de unir amigos para tirar um som de grandes nomes do bom e velho reggae roots, não tendo um bom futuro paramos por um tempo e voltamos em dezembro de 2009, com outra formação, e uma nova proposta fazer musica autoral, devido a falta de bandas mandado musicas próprias na cidade, nosso primeiro show foi realizado em castanhal no dia 15 de maio de 2010 e essa foi definida como a data de fundação da banda.
DXR: O Estilo que vocês se apresentam no palco, que eu sei que mandam muito bem, então queria saber quais as vossas influências?
NATICONGO: Bom, a NATICONGO nasceu com influências clássicas do estilo entre elas principalmente The Congos, The Gladiators, Black uhuru e Steel pulse além de muita influencia de musicas regionais e do próprio reggae nacional.
DXR: A sociedade costuma associar o reggae à maconha. Você acha que isso faz com que a mídia não dê tanta atenção ao gênero como mereceria?
NATICONGO: Bom, acredito que realmente esse fato faz com que a mídia se afaste do estilo, mais acredito que todos os membros dessa tribo (Dj’s, bandas, produtores) deveriam se unir e tentar mostrar os objetivos reais do estilo e de nossa essência de vida que em sua maioria nem está ligado a maconha.
DXR: O cenário paraense é bastante sortido em bandas de reggae e o publico curte estilos diferenciados, do Bom e velho ROOTS ao RAGGA, como vcs se veem diante deste cenário e do publico?
NATICONGO: Vejo como interessante, pois há espaço para todos os estilos, na verdade os próprios jamaicanos pouco produzem o velho reggae, hoje os novos roots e o ragga estão dominando a Jamaica e o mundo isso é bacana, mais com relação as bandas paraenses muitas vezes falta espaço para as bandas devido os próprios produtores que não acreditam em bandas novas e as novas casas que não valorizam o trampo dessas bandas novas.
DXR: Qual a verdadeira mensagem que a banda realmente que passar ao publico?
NATICONCO: O objetivo principal da banda era jogar uma cara para o reggae paraense, hoje estamos passando por trocas na formação estamos um pouco distante do nosso som, pois estamos buscando espaço, já tentamos entrar com nossas musicas mais não duramos, hoje buscamos o caminho mais fácil, mandar as musicas dos outros e conquistar nosso publico, mais nossa mensagem esta voltada para a preservação do meio ambiente, preservar nossa cultura, lutar por direitos iguais e por uma melhor distribuição de recursos a todos.
DXR: Qual foi a situação mais engraçada e/ou inesquecível que vocês já viveram?
NATICONGO: Bom, situações engraçadas não recordo, mais algumas foram engraçadas e revoltantes de erros em musicas e integrantes alterados, rsrsrs. Com relação a momentos mais inesquecíveis tivemos algumas, tipo fazer um show com MR. Bobby de fortaleza com apenas um ensaio, ver a musica saci na boca da galera foi inesquecível também.
DXR: Neste momento vcs estão a trabalhar em novos projetos, musicas ou vai haver surpresas?
NATICONGO: Bom no momento nós estamos concluindo o CD da banda que devido a troca de integrantes acabou atrasando, já era pra estar na área esse CD, então estamos trabalhando um vídeo clip para banda da musica do saci e estamos na luta por espaço para divulgar o trabalho da banda.
DXR: Deixem uma mensagem pra todos os fãs que acompanham a banda...:
NATICONCO: Bom com relação aos fãs só temos a agradecer embora não conquistamos muitos ainda como as grandes bandas, mais os que conquistamos são o combustível da banda sem eles tudo fica mais difícil, gostaria de deixar um salve especial a todos que acompanham e respeitam a banda muita paz e positividade as todos e Jah Bless!
Bom pessoal, é isso! eu queria agradeçer esta grande oportunidade cedida pela banda, do entrevistado Herique Lopes (lider) de publicar o incrivel trabalho desta banda, e a disponibilização de Musicas autorais e Videos. Que eu tenho certeza que vcs vão adorar, o Som deles é de primeira, Aproveitem!!!
Faixas:
01- Amazonia
02 - Sací
03 - Mojú
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Bom pessoal, é isso! eu queria agradeçer esta grande oportunidade cedida pela banda, do entrevistado Herique Lopes (lider) de publicar o incrivel trabalho desta banda, e a disponibilização de Musicas autorais e Videos. Que eu tenho certeza que vcs vão adorar, o Som deles é de primeira, Aproveitem!!!
Faixas:
01- Amazonia
02 - Sací
03 - Mojú
Click acima para baixar as Musicas
Videos: